terça-feira, julho 21, 2009

A Cozinha da Alcobaça

A Cozinha da Alcobaça é um livro de receitas e de histórias sobre culinária, sabores e costumes. A autora, Laura Góes, é a chef de um dos restaurantes mais conhecidos da Serra Fluminense, da Pousada da Alcobaça, em Itaipava. Com instruções precisas, as receitas atendem a cozinheiros experientes e encorajam os primeiros passos de iniciantes. As histórias proporcionam uma leitura divertida até para quem não tem a menor intenção de cozinhar.

A autora leva o leitor à imensa cozinha do casarão de 1914, reformado para se transformar em pousada, à horta onde colhe as verduras e ao jardim onde cultiva ervas para os temperos e framboesas para suas tortas. Proporciona, além disso, um tour pelos fornecedores dos famosos ingredientes da região.

Laura se profissionalizou depois de uma longa carreira como educadora, à frente de colégios como o Palmares e o Gávea, em São Paulo. Ao escrever sobre sua formação culinária, ela desenha um painel das mudanças tecnológicas e de costumes registradas no Brasil nas últimas décadas. Passeia por épocas em que cozinhar mobilizava exércitos domésticos, com uma ajudante que depenava o frango, outra que ralava o coco e outra que batia as claras, e nos faz assistir ao avanço da exatidão: o sal “a gosto” e os “fogos espertos” dando lugar a gramas, mililitros, graus, minutos e segundos. Como acontece na melhor literatura de gastronomia, o livro é um retrato de valores culturais. A importância da boa comida nas relações humanas, memórias, manias, idiossincrasias. Encontram-se aqui boas práticas da culinária contemporânea e as lições longamente sedimentadas por uma mulher cozinhando para as pessoas que ama.

O livro já foi lançado no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde foi vendido facilmente. A editora teve que fazer a segunda edição, para poder lançar em outros lugares.

O projeto gráfico é assinado pela designer e ilustradora carioca Mariana Newlands, autora, entre outros trabalhos, do projeto e das ilustrações de O menino que vendia palavras, de Ignacio de Loyola Brandão (Prêmio Jabuti de Livro do Ano de 2008). Os desenhos são do designer e ilustrador carioca Jorge Videira, que vive desde 2001 em Viena, onde desenvolve material corporativo e de venda para a Coca-Cola da Áustria, Eslovenia e Suíca – além de projetos especiais como o da Euro Copa 2008.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: